Porosidade – O cabelo no microscópio

Porosidade

Você usa vários óleos naturais, mas continua sem ver uma diferença? Já se perguntou por que razão um óleo funciona, enquanto o outro desidrata e frisa o seu cabelo?

O tratamento de óleo para o cabelo só é completamente seguro quando escolhemos os óleos que visam as necessidades do nosso cabelo. Para obter o máximo do tratamento, precisa aprender qual a sua estrutura capilar e os sintomas que refletem um problema específico.

Por exemplo, se sofre de caspa, não precisa de um produto de limpeza. Neste caso, o uso de um óleo que regula as glândulas sebáceas é suficiente. Frequentemente é o excesso de sebo que leva ao desenvolvimento da caspa problemática.

Estrutura do Cabelo – Informações Básicas

É importante aprender pelo menos a informação mais básica sobre a estrutura do cabelo, de modo a definir as necessidades do seu cabelo e escolher o método de cuidado adequado. Vamos começar por mencionar a informação mais importante que a maioria das pessoas já conhece- o cabelo é formado a partir de queratina.

Este camada de queratina assemelha-se a uma armadura feita de cutículas adjacente ao eixo do cabelo. Há várias camadas dessa “armadura”. O objetivo é proteger o córtex sensível do cabelo dos fatores prejudiciais como, por exemplo, as altas temperaturas, radiação UV, humidade, toxinas e até danos físicos. A condição das cutículas do cabelo determina a saúde do cabelo.

O QUE É POROSIDADE DO CABELO?

A condição do cabelo pode ser facilmente determinada observando apenas os fios. Para esclarecer, o cabelo é suave e saudável, ou áspero e danificado. Tudo depende da forma como as cutículas estão definidas. A porosidade do cabelo é o grau que as cutículas do cabelo levantadas fazem com o córtex do cabelo. E este grau pode ser maior ou menor.

  • As cutículas do cabelo de baixa porosidade não são abertas.
  • O cabelo de porosidade média é caracterizado por cutículas relativamente abertas que começam gradualmente a abrir ainda mais.
  • As cutículas de cabelo de alta porosidade estão abertas ao máximo.

Com o que é que está relacionada a alta porosidade?

Na prática, a porosidade do cabelo representa o nível de proteção que o cabelo recebe. Então, se as cutículas do cabelo estiverem abertas, isso significa que o córtex do cabelo não está protegido. Como consequência, é mais fácil para as toxinas e outros agentes destrutivos entrarem no cabelo e danificar os fios por dentro. Neste caso, as estruturas internas do cabelo permanecem sem qualquer proteção que resulta, por exemplo, na perda da hidratação do cabelo. Além disso, através dos poros das camadas de proteção do cabelo, os fios também perdem substâncias nutritivas preciosas. Consequentemente o cabelo fica enfraquecido e começa a cair. Resumidamente, o tipo de cabelo de alta porosidade significa problemas.

Como diminuir o grau de porosidade do cabelo?

Já foi dito que tem de se certificar que o seu cabelo tem a porosidade mais baixa para desfrutar de um cabelo bonito. Mas como deve fazê-lo? Em primeiro lugar, deve limitar a exposição do seu cabelo aos fatores prejudiciais que resultam em pequenas cutículas cada vez mais abertas. Tais fatores são, entre outros, as altas temperaturas (dizer adeus ao secador, à máquina de encaracolar e ao alisamento regular), pintar (todos os corantes para cabelo contêm substâncias que são responsáveis pela abertura das cutículas do cabelo, de modo a permitir que a cor entre no cabelo ), assim como o mau manuseamento do cabelo (deve pentear o cabelo delicadamente, não puxar e começar a dormir com o cabelo apanhado).

Obviamente, também pode usar os óleos naturais. As pequenas moléculas dos óleos penetram facilmente as cutículas. Eles selam a camada protetora natural e fortalecem a barreira hidrolipídica do couro cabeludo. Basicamente, os óleos para o cabelo cabelo naturais atuam como penso para os cabelos enfraquecidos, mas apenas se forem escolhidos adequadamente.

Que óleo para o cabelo devo usar?

Existem três tipos de porosidade do cabelo e três tipos de óleos. Tudo o que precisa de fazer é combiná-los da maneira certa. Apenas como lembrete, se incompatíveis, os óleos capilares podem aumentar significativamente os cabelos frisados e a desidratação. .

  • Os óleos recomendados para os cabelos de baixa porosidade são óleos gordos com uma grande quantidade de ácidos gordos saturados como, por exemplo, o óleo de coco, manteiga de karité, manteiga de cacau e o óleo de Babassu.
  • Os óleos recomendados para os cabelos de porosidade média cabelo são os óleos meio-gordos que contêm ácidos gordos monosaturados como, por exemplo, óleo de Buriti, óleo de canola, óleo de macadâmia e óleo de abacate.
  • Os óleos recomendados para cabelos de alta porosidade são os óleos secos, que têm ácidos gordurosos polinsaturados como, por exemplo, o óleo de semente de uva, óleo de girassol e o óleo de cártamo.

Para além dos óleos mencionados acima, cada tipo de cabelo pode ser combinado com pelo menos dez outros óleos. Embora não estejamos cientes disso, há milhares de óleos naturais para nós para usarmos. O que deve ser levado em consideração, é o seguinte; Se quiser aproveitar ao máximo um óleo, deve conhecer o tipo de porosidade do cabelo. Só então poderá combinar o óleo com o seu cabelo.

Como definir a porosidade do cabelo?

Se quiser ter 100% certeza acerca do nível de porosidade do seu cabelo, marque uma consulta com um tricologista. Para além disso, alguns cabeleireiros profissionais oferecem o serviço de definir o nível de porosidade do cabelo dos seus clientes. Ainda assim, o consultório de um tricologista é o lugar onde pode saber tudo o que precisa acerca do nível de porosidade do seu cabelo e o seu estado. No entanto, se não tiver a oportunidade de conhecer um especialista, pode determinar o seu tipo de porosidade de cabelo em casa.

Técnica nº 1 – Observação

Observe de perto o seu cabelo e tente distinguir alguns traços característicos. Se for constantemente liso, pesado, suave e difícil de pentear, é provável que o seu cabelo tenha um nível de porosidade baixa. Se é basso, com a tendência de frisar, com pontas espigadas, caspa ou com queda excessiva, o seu cabelo pode ter um nível de porosidade média. O cabelo de alta porosidade é o mais fácil de definir, uma vez que é muito áspero, bastante danificado, com as pontas espigadas, quebradiço e com queda excessiva.

Técnica nº 2 – Teste de água

Agarre numa mecha de cabelo e coloque dentro de um copo com água fria e limpa. Se ele afundar rapidamente, é provavelmente de alta porosidade. Se flutuar na superfície da água, é muito possível que a porosidade do cabelo seja baixa. O tipo de cabelo mais vulgar tem um nível de porosidade média. Este cai para o fundo do vidro muito devagar.

Técnica nº 3 – Teste de óleo de coco

Prepare o óleo de coco natural e aplique-o ao cabelo. Em geral, este tipo de óleo serve somente para cabelos com baixa porosidade. Portanto, se o seu cabelo reage mal ao óleo de coco, significa que a sua porosidade é maior que o nível baixo. O cabelo de alta porosidade fica extremamente frisado e desidratado quando tratado com óleo de coco.