Deseja obter um cabelo deslumbrante? Confie no poder dos óleos naturais
O estado de saúde do seu cabelo é refletido na sua aparência. Quanto mais debilitado está o cabelo é, mais visível é. Se quer obter um cabelo espesso, longo e brilhante, deve cuidá-lo adequadamente. Ao contrário da crença popular, o cuidado adequado do cabelo não é uma tarefa fácil.
Cada tipo de cabelo requer diferentes tipos de cuidados que, claro, combinam com o cabelo necessário. O método que tem vindo a ganhar a confiança das mulheres recentemente é o Tratamento de óleo para o cabelo. É assim tão eficaz? Como funciona? Encontrará as respostas a estas perguntas abaixo.
O QUE É O TRATAMENTO DE ÓLEO PARA O CABELO?
O tratamento de óleo para o cabelo é um método popular para o cuidado do cabelo, originário dos rituais de beleza asiáticos. O objetivo é melhorar tanto a saúde como a aparência dos cabelos, massajando ou cobrindo o couro cabeludo com os óleos naturais.
A ação notável do tratamento de óleo para o cabelo é conhecida há séculos e é consistentemente usada por mulheres que vivem, por exemplo, na Índia e na Arábia Saudita. Basta olhar para o cabelo longo, brilhante, espesso e forte dessas mulheres. Isto deve-se principalmente ao cuidado que têm com o cabelo e a proteção que os óleos naturais dão. Os métodos tradicionais e naturais tornaram-se novamente populares. Por esse motivo, vale a pena aprender algumas coisas sobre eles.
O tratamento de óleo para o cabelo é adequado apenas para cabelos desidratados?
Uma vez que os óleos capilares são capazes de hidratar, nutrir e regenerar os fios, significa que esses produtos são só recomendados para os cabelos danificados. Isso não é verdade! O tratamento de óleo para o cabelo é um método muito universal que pode ser aplicado a qualquer tipo de cabelo, desde o mais saudável ao mais danificado. Os resultados do tratamento dependem do óleo aplicado.
Óleos diferentes afetam o cabelo de várias maneiras!
A proteção contra o calor e a regeneração são obtidos com o óleo de Argão. O óleo extraído do pinho da Sibéria (óleo de cedro) irá regular o nível de sebo produzido no couro cabeludo, o que ajuda a, por exemplo, prevenir a caspa. O óleo de rícino é o óleo perfeito para acelerar o crescimento do cabelo e tornar o cabelo brilhante novamente. Um filtro UV natural que é útil a todos os tipos de cabelo é obtido com o uso do óleo de marula ou óleo de maracujá, que são capazes de penetrar rapidamente no cabelo e no couro cabeludo. Para proteger o cabelo contra a desidratação recomenda-se o tratamento do cabelo com óleo de coco, especialmente nas regiões localizadas perto do equador.
Que óleo para o cabelo seria o mais adequado?
Existem tantas possibilidades quanto o número de óleos naturais.
- Óleos gordos cuja composição é dominada por ácidos gordos saturados (esteárico, palmítico, láurico, beénico, mirístico) pode ser usado para proteger e manter os cabelos de baixa porosidade em bom estado.
- Óleos meio-gordos cuja composição é dominada por ácidos gordos mono-saturados (ómega7 e ómega9) ajuda a melhorar a condição, a cuidar de problemas e de cabelos fracos de porosidade média.
- Óleos secos cuja composição é dominada por ácidos gordos polinsaturados (ómega 3 e ómega 6) que são o remédio para os cabelos muito danificados e desidratados; pertencendo ao tipo de cabelo de alta porosidade.
O tratamento de óleo para o cabelo é difícil de executar?
Deve ser dito que não há outro método de cuidar do cabelo mais fácil do que o tratamento de óleo para o cabelo. Para realizar o tratamento, não são necessárias habilidades especiais. Além disso, nem precisa seguir um cenário fixo, porque o pior que pode acontecer é lavar o cabelo duas vezes. Além disso, o tratamento de óleo para o cabelo não traz nenhum risco como, por exemplo, um condicionador do cabelo irrita ao entrar em contacto com os olhos. Vale a pena salientar que é seguro aplicar óleos naturais mesmo quando está grávida ou a amamentar, o que significa que este produto não provocará nenhuma reação adversa.
Que métodos de tratamento de óleo para o cabelo existem?
Existem dois os métodos mais utilizados para melhorar a condição do cabelo, que dão resultados parecidos e são os preferidos pela maioria.
- Tratamento de óleo para o cabelo aplicado no cabelo seco – aplica-se o óleo nos cabelos secos. Isso pode ser feito de duas maneiras: aplique o óleo antes de lavar o cabelo, de modo a ter uma ação mais profunda ou depois de lavar para dar proteção e brilho.
- Tratamento de óleo para o cabelo aplicado no cabelo molhado – aplica-se o óleo nos cabelos húmidos. Esse método possui, novamente, duas variações: O óleo pode ser aplicado antes de lavar para fazer uma regeneração intensiva, ou antes de pentear para facilitar a configuração de um penteado.
Existem dois métodos alternativos de tratamento de óleo para o cabelo que requerem um pouco mais de preparações. Neste caso, pegar no óleo e aplicá-lo no cabelo não é suficiente. Estes são os tratamentos que visam as necessidades individuais dos cabelos.
- Tratamento de óleo para o cabelo numa tigela – adicione algumas gotas dos seus óleos favoritos a uma tigela com água morna. Depois, ponha o seu cabelo na tigela e deixe-o de molho durante algum tempo. Este método facilita a cobertura de todo o cabelo pelos óleos, pois a água facilita a penetração das substâncias naturais e a entrega de todos os elementos preciosos em todo o cabelo.
- Tratamento de óleo para o cabelo em spray – adicione uma colher de chá dos seus óleos naturais favoritos à água ou a um “chá” de ervas. Ponha a mistura numa garrafa com atomizador. Agora pode pulverizar o seu cabelo com o seu spray caseiro. Pode fazê-lo antes de se pentear, lavar o cabelo ou mesmo a qualquer altura ao longo do dia para, por exemplo, adicionar brilho e desembaraçar o cabelo.